segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Sou uma privilegiada

Hoje foi o meu último dia de trabalho com as flores. Será muito difícil voltar a entrar na estufa antes de 2011. Há mesmo muito pouco trabalho e o meu chefe é pessoa bastante capacitada para o fazer sozinho. Apesar de estar um frio de rachar por lá, de não haver cor nenhuma e as únicas conversas que se houvem serem as do rádio, estou um pouco triste.

Durante a tarde, eu e o meu chefe tivemos uma pequena reunião. Foi muito engraçado... tudo cheio de formalidades. Podíamos ter falado durante o dia, enquanto trabalhávamos, visto que só estávamos os dois. Mas não... depois da pausa da tarde, fomos para o escritório. Queria saber como eu avaliava a saison que termina (quer dizer, já terminou há um tempão, agora eram pequenas coisas que têm que ser feitas por uma pessoa ou outra), a minha relação com os meus colegas, o trabalho em geral. Disse-lhe o que acho, a minha maior dificuldade dentro da estufa é na realidade a língua, mas até isso se supera. Dou-me bem com toda a gente e só quero ganhar o que é meu.
Pelo meio, em contexto preciso, ele disse-me que eu era um privilegiada por estar a trabalhar em Dezembro. E de facto...

Privilégio por trabalhar até dia 6 de Dezembro, numa empresa que dispensa a maior parte dos empregados no fim de Outubro. Privilégio por ser eu a ser chamada e não outra/o para fazer o resto do trabalho que tem que ser feito. Privilégio por trabalhar sozinha na estufa e saber que o chefe não me vem controlar às escondidas. Privilégio pelo facto de ter trabalho quando há tantos desempregados por esse mundo fora. Privilégio por ser remunerada, ainda que um pouco subvalorizada, a tempo e horas, com todos os descontos e extras inerentes a um ordenado. Privilégio por trabalhar numa coisa que eu simplesmente adoro, apesar de me deixar exausta e não ser a minha profissão. Privilégio por trabalhar com uma equipa tão diversificada, mas também tão interessante, divertida e estimulante. Tenho saudades do caos das prímulas e das petúnias!!

Vendo bem... o São Nicolau até foi generoso comigo. Fui uma privilegiada este ano!
























Aqui estão dois exemplos da última flor a ser expedida por nós. São os helleborus (nome latino) ou Christ Rose (em alemão, inglês...). Parecem iguais, mas não são. A primeira flor é da variedade Helade, a segunda é Jacob (ainda há o Joshua e o Josef). E pelo que eles dizem, as diferenças não estão no facto de uma flor ter um toque de vermelho. É mesmo na forma e na cor das folhas... Estes tipos são uns complicados!!!

2 comentários:

Ângela Mendes disse...

tens razão: UMA PREVILIGIADA! Com todas as letras ;))

Luísa disse...

Mal seria... se a vida não fosse um bocadinho simpática comigo depois de tanto esforço. É que eles valorizam o meu trabalho, não os meus olhos. ;)