quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Walensee da outra banda

Passo com frequência nas imediações do Walensee (lago Walen). Mas minha perspectiva era sempre a mesma, do lado Sul em passagem pela autoestrada, com paragens numa estação de serviço com vista para o lago. A margem norte do lago tem a particularidade de ter zonas só acessíveis por barco. Sinceramente, por mais interessante que possa parecer, eu não vivia ali. Estar dependente de um barco para sair de casa... não me parece.

Mas este ano foi o ano de procurar outras perspectivas. Então fomos à margem norte do lago. Melhor... tentámos. Com esta coisa dos coronas, havia sítios cheios de pessoas, logo, acessos cotados. Então, seguimos caminho e subimos da margem ao um alto onde nos era permitido ir com o carro. E depis daí andámos a pé. E pela primeira vez pude ver a autoestrada lá no fundo, lá na outra margem. :)



Acho piada a esta foto por causa das riscas no cume da montanha. Não sei se são feitos à moda antiga e são estruturas de madeira ou se já são dos tempos modernos e são em metal. Seja de que forma for, são suportes para evitar avalanches.




Como o nos impediram de ir ver a cascata (fica para outro ano), acabámos por refazer o plano a meio do dia e passámos em Glarus (ou Glarona em português). É a capital do cantão com o mesmo nome. É pequena e... não acho que seja das cidades mais interessantes. No entanto, como em qualquer canto neste país, tem uma história engraçada para contar.

No caso tem a ver com o santo Fridolino de Säckingen. O Santo Fridolino nasceu na Irlanda, fundou um mosteiro em Säckingen (Alemanha) e está representado na bandeira do cantão Glarus
Na bandeira do cantão o santo está representado sozinho. No entanto, numa igreja em sua honra eu encontrei-o com um esqueleto. Achei macabro. Mas depois de ler a lenda, tem a sua graça. 
O esqueleto é de Ursus, um agricultor que Fridolino converteu. Urso deixou as suas propriedades em testamento a Fridolino que aproveitou e criou igrejas um pouco por todo o lado. Claro que a família de Ursus não aceitou. O irmão dele, Landolf, contestou o testamento e levou Fridolino a tribunal.
Para provar que estava a dizer a verdade, Fridolino fez um milagre e trouxe Ursus dos mortos para o ir defender a tribunal e confirmar que as terras tinham sido doadas a Fridolino e à sua obra. E pronto, é assim que temos o órgão da igreja encimado desta forma. :)



Sem comentários: