sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Elefantes em exibição

 De forma muito grosseira, podemos dizer que o Circo Knie está para a Suíça como o Cardinalli está para Portugal.
É um circo criado e gerido pela família Knie há 100 anos. Eles têm um circo "normal" que anda pelo país, têm um espetáculo na altura do Natal chamado Salto Natale, com atenda montada junto ao aeroporto de Zurique, acho que não tem animais e que é na onda do Cirque du Soleil, e têm um zoo. Sim, têm animais. Não, não vou entrar em discussão sobre o tema. Até porque eu nunca fui a um espetáculo deles nem nunca vi o zoo. Eu ouvi dizer que eles têm zoo onde ficam os animais bebés (se há bebés é porque também não são assim tão mal tratados), os animais reformados pela velhice ou os animais reformados pela rebeldia (há uns anos uma elefante fugiu e andou a passear pela cidade de Zurique até chegar ao lago para tomar banho, consideraram que era um risco ter um animal destes numa tenda de circo, então reformaram-na).

Mas não é por terem animais em cativeiro que eles não se preocupam com os outros animais. Assim, Fanco e Claudia Knie, com o apoio de vários artistas, criaram a Parada dos Elefantes. Com esta parada pretendiam chamar a atenção da população para os elefantes asiáticos que estão em risco. 
Os 60 elefantes estiveram expostos em Rapperswill (a terra do circo Knie e fica no cantão Sankt Gallen), depois passou pelo aeroporto e acabou na estação principal de Zurique. 
Eu fui a Rapperswill por ser a céu aberto e, obviamente, vi alguns dos elefantes no aeroporto. Só não fui à estação de comboios. Confesso... este ano fui o mais que pude de enchentes. E a estação de Zurique... está sempre cheia... Mas acredito que a grande maioria dos elefantes eram os mesmo de Rapperswill.
















Sem comentários: