sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Escapadinha a Sul

Como íamos passar a noite a Locarno, decidimos ir pelo Passo São Gotardo. Ir pelos túneis seria sempre mais rápido, mas a ideia era ir passear. 
Mas o S. Pedro atrapalhou-nos os planos... fomos pelo passo, mas o nevoeiro era demasiado denso para aproveitarmos a paisagem. 


Apesar do tempo farrusco, após atravessarmos os Alpes, chegámos ao Algarve da Suíça. E logo depois de almoço já havia calor suficiente para deixar o casaco no carro. Voltei a Lavertezzo, onde já tinha ido há uns anos, porque a minha companhia nunca tinha ido tão a Sul. Mas é um lugar que vale a pena revisitar. A Ponte dos Saltos (Ponte dei Salti, em italiano). 

 



O Cantão Ticino tem particularidades interessantes que o tornam muito especial. Além da língua italiana, há devoção católica demonstrada de forma mais aberta em comparação com outros cantões católicos, mas de língua francesa ou italiana. Depois é a arquitectura. São construções diferentes por causa da toponímia, d tipo de pedra da região e até do clima. 



Depois seguimos para Orselina. Uma pequena localidade mesmo encostada a Locarno conehcida pelo Santuário da Madonna del Sasso. É um edifício muito bonito e bem preservado que abriga o local de romaria em devoção à Madonna del Sasso (não percebi a origem do nome) que começou lá pelo século VX.

Acho o Santo António muito bonito. Ele não tem o livro, mas tem o pão para dar ao pobre. 

Como estavam no terço não pude andar a deambular pela igreja. mas nota-se que é de uma riqueza que vale a pena visitar. O tecto azul é numa capela lateral dedicada a Ex-votos. Mas eram especiais. Todos ou quase todos eram em forma de coração, mas de ouro ou prata. Por isso estava lá uma plaquinha a dizer que havia um alarme... :D



E fomos acabar o dia na Piazza Grande de Locarno. Mundialmente conhecida pelo festival de cinema com o nome da cidade. Este ano, graças ao nosso amigo corona, não houve festival. Então fizeram uma exposição de fotografias de momentos e pessoas associadas ao festival. Mas... não é a mesma coisa. 


No dia seguinte regressámos pelo túnel de São Bernardino. O São Pedro já foi mais simpático e pudemos ver o azul do céu e aquelas montanhas que eu vou conhecendo bem, mas que não me canso de ver. :) 




Sem comentários: