quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Je veux Charlie

Até Novembro passado eu nunca tinha ouvido falar de Charlie Hebdo. Ao arrumar os jornais todos os dias é que descobri a publicação e foi num desses dias que vi oanúncio à edição especial sobre a história do Menino Jesus. Não sou uma puritana, mas não gostei da imagem que vi e por isso ignorei completamente o assunto.
Por causa da tragédia da semana passada todos os dias tenho ouvido falar do jornal, de manifestações, de direitos, de liberdade de expressão, de tudo e mais alguma coisa.

Hoje tive que explicar a centenas de pessoas que o Charlie só chega na próxima Sexta às bancas suíças. E já decidi levantar-me de madrugada só para ir ver como vai ser o cenário à porta do quiosque.

Mas a minha grande questão é: esta gente que não saber ler francês, esta gente que não percebe nada de sátira, esta gente que não percebe de polítca, que não sabe distinguir um muçulmano de um jiadista, em suma, esta gente que nunca ouviu falar do Charlie Hebdo, mas quer comprá-lo custe o que custar... seria esta gente capaz de lutar por liberdade de um povo?! Seria capaz de lutar pela liberdade de expressão que tanto invoca?! Seria esta gente capaz de fazer alguma coisa?! Ou querem o Charlie Hebdo porque está na berra?!

Não será que.. este jornal, bem como as questões levantadas estes dias... para mal da humanidade, não vai ser tudo esquecido?!?!

Não seria melhor não ter o jornal, mas ter coerência de acções?!?!

Sem comentários: