sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

E vai tudo expulso, de preferência a pontapé, ou então não...

Não, não vamos ser todos expulsos da Suíça...
É o pânico cá, é o pânico aí. Já me chegaram a falar em uma nova leva de retornados. Oh por favor!! Vão lá com calma.

Eu não vivi o tempo dos retornados. Mas não queiram comparar. Uns argumentos simples e não falo mais no assunto. A maior parte dos retornados veio com uma mão à frente e outra atrás. A maior parte dos portugueses cá, se regressarem agora a Portugal podem não ter mais, pelo menos casa têm. Logo os apoios sociais seriam diferentes. Depois... os valores: somos perto de 300000 portugueses por estas bandas. Eu li algures que foram à volta do milhão de retornados do Ultramar. Por isso... respirem fundo, o mundo pode acabar amanhã, mas não é por causa disto!!!

Mas deu nas notícias, veio no jornal que vão expulsar os imigrantes portugueses na Suíça. Cruzes. Eu gostava de saber o que seria da Suíça sem imigrantes, de preferência portugueses (os mais calados, os mais trabalhadores, os mais esforçados, ou seja, o trabalhador perfeito é tuga).

Sim, fala-se uma data de coisas por aí. Iniciativas (referendos) sobre a entrada em massa de imigrantes. O partido mais à direita propôs um referendo (dia 9 de Fevereiro) para saber o que é que os suíços acham da entrada de estrangeiros e de um possível controlo de entrada desses estrangeiros.
Primeiro: estrangeiros não quer dizer exclusivamente portugueses.
Segundo: mesmo que essa iniciativa vença para o controlo das entradas, não quer dizer que se vá expulsar tudo o que esteja cá dentro (uma coisa é barrar entrada, outra é expulsar).
Terceiro: não acredito que a coisa vá para a frente. Ao bloquear a entrada de estrangeiros da União Europeia (os outros já têm outros tipos de bloqueio) colocam em risco os acordos bilaterais com a União Europeia. E a Suíça é forte, mas... precisa sempre dos acordos. Então... com calma, porque ainda há-de rolar muita água debaixo da ponte.

Sim, também se fala em cortes de apoio social.Não me vou alongar a explicar como funciona, mas, aqui, quem trabalhou um X tempo, em determinadas condições, tem direito a 2 anos de fundo de desemprego.
Depois desses dois anos, se por fatalidade da vida ou por sei lá o quê, não tiver trabalho pode pedir apoio social. Tipo aquelas coisas da reinserção. Eu sei que para quem recebe esse dinheiro regalias como telemóvel ou carro privado podem ter que desaparecer. É que eles ajudam, mas não sustentam luxos!
O que se fala é que eles pensam cortar esse apoio a quem o está a receber há 12 meses. E sem esse dinheiro... se não houver outra fonte de rendimento... ninguém se aguenta aqui e... tem que voltar à sua terra.
Ora... onde é que está o problema?!?! Ninguém gosta de saber que fulano e sicrano estão a viver à custa dos rendimentos de reinserção. Acham que muita gente não merece, que se devia cortar, que... que... que... que... Então os suíços não têm direito a isso?!?! Não têm direito a achar que um ano de apoio social a malandros é mais do que suficiente?!?!
Ou, mais uma vez, os portugueses usam duas bitolas?!?!

E, por fim, os portugueses, bem como todos os outros imigrantes legais, só são expulsos, na verdadeira acepção da palavra, se fizerem asneiras (e os ilegais... é óbvio porque são expulsos). Se forem embora porque não têm rendimentos podem sempre voltar: por três meses para férias ou até por mais tempo, basta que arranjem um contrato legal de trabalho!!!

Vamos lá com calma. Porque já chateia ver a informação e a contra-informação e o pânico e os absurdos todos que por aí há. Ontem uma colega minha perguntou-me: quando vens? Talvez daqui a duas semanas. De vez?, pergunta-me ela espantada. Não!!! Se eu for é por uma semana e é de férias! Por que haveria de ir de vez?!?!?

Sem comentários: