domingo, 13 de setembro de 2015

da compaixão pela solidão

Se os dias tivessem um verbo, o de hoje seria mitleiden. Se fizermos a decomposição da palavra temos uma definição interessante: sofrer (leiden) com (mit). eu gosto da palavra. "Sofrer em conjunto com" tem mais força do que o conceito "sentir compaixão" que é a tradução que se encontra na net.

E hoje é o meu verbo por causa de dois clientes da loja que eu até nem gosto.
Um é um português com aspecto entre o esquisito e o nojento. Eu já sabia há muito tempo que ele era português, mas nunca senti vontade que ele soubesse que eu era portuguesa. Sei lá... tem qualquer coisa de repelente...  Hoje topou-me (maldito crachá!!) e dei comigo a ouvir a sua história de vida. Resumidamente, ele veio para a Suíça embeiçado por uma tipa qualquer e a coisa correu mal. Nem trabalho, nem língua, nem amigos... nada... um solitário.

O outro cliente é o senhor R., acho que já aqui falei dele. O que pede jornais de Domingo como se fossem diários. O que anda sempre com umas cores sinistras. O que dá gorjetas brutais, mas que eu não me fazem muito feliz, pois ele complica muito as coisas. Hoje apareceu lá para complicar mais o assunto. Nem adianta tentar explicar. Deixou uma boa gorjeta (8 francos para cada um) e foi-se embora.
Quando saí do trabalho, andava ele meio perdido no meio da multidão de Sábado. Enquanto comia qualquer coisa, estava à espera de nada e ninguém. Outro solitário.

O português não deve estar a nadar em dinheiro, mas o senhor R. deve estar bem financeiramente (pelas despesa e pelas gorjetas...). No entanto... ao fim e ao cabo... estão no mesmo barco. Deambulam pela loja, pela estação. Compram revistas e jornais que supostamente ensinam e fazem companhia, but at the end of the day... 
Dois solitários... uma dor que me dá, só de pensar. Ah Porque se calhar só tu sentes isso e eles nem se apercebem. Uma merda que é assim!!! Se eles estivessem bem, não andavam que tempos a deambular por lojas ou a inventar necessidades de jornais americanos ou ingleses completamente desactualizados...

Eu não gosto deles, mas quase que tive vontade de os trazer para casa... assusta-me ver que este mundo tenha ziliões de habitantes e que cada um se encontre cada vez mais sozinho...

Sem comentários: