sexta-feira, 15 de abril de 2011

Sanvitalia

Hoje fui buscar planta a uma estufa e, quando ia para colar as etiquetas, disse que não entendia porque raio a planta se chama, em alemão, Aztekengold (ouro dos Aztecas) e, em francês, Or des Incas (ouro dos Incas). O M. disse que a culpa é dos franceses. Ele que é bávaro e faz questão de dizer que não é alemão... atirou a culpa para os franceses.

Quando vinha no autocarro, deitei o olho ao vespertino gratuito cá do sítio e descobri que os alemães estão loucos. Os emigrantes alemães, que não podem criar abaixo-assinados para alterar ou preparar leis, resolveram andar a recolher assinaturas para acabar com o Züritüüutsch (Alemão de Zurique, em dialecto de Zurique). É que aqui os vizinhos resolveram achar-se muito importantes e querem que os suíços não falem a sua língua só para os poderem entender. Como dizia uma pessoa nesse jornal... haja descaramento!!

Mais giro vai ser Segunda-feira... vou mostrar o artigo ao M. e perguntar-lhe se a culpa é dos franceses ou se são os alemães que gostam de mandar em tudo e todos... :D

Sem comentários: