sexta-feira, 1 de julho de 2016

as coisas da aparência e a aparência das coisas

O M. tinha um fascínio qualquer pelas minhas unhas. Eu gosto de cores escuras, mas o roxo e o azul são as minhas favoritas. E eram essas mesmas que o deixavam extasiado. Oh! As tuas unhas estão azuis. Oh hoje são roxas. A sério que pintaste de duas cores?!? Juro que nunca vi nada assim. Lembro-me que num dia dessas admirações os olhos dele brilhavam com os restos de um verniz roxo. No dia anterior tinha rebentado com a manicure, mas cheguei tão tarde e tão cansada a casa que me recusei a pegar na acetona... então lá tinha aquele matulão de barba rija a admirar com aqueles olhos lindos aquele atentado à estética básica. Como eu referisse o facto de o verniz não estar em condições, ele arranjou logo uma solução pinta por cima. Dava se fosse uma unha ou outra, mas 10... devia ficar lindo e expliquei-lhe isso. À noite arranjei as unhas e no dia seguinte ele ficou contente com a nova cor... :p

Na empresa onde trabalho agora há vários códigos. De conduta e de uniforme são dois deles. Duas coisas ridículas tendo em conta a qualidade reeeeeeeeeles do uniforme e as contradições entre tópicos da conduta!!! Mas isso fica para outra altura. Hoje centro-me nas unhas e nos vernizes. 
Logo na entrevista de trabalho percebi que o M. nunca se iria fascinar com a minha manicure. Transparente, francesa, vermelha, sempre unicolor, sem aplicações ou então nenhum verniz. Lá se vão as minhas 50 nuances de azul e roxo!!!!
Não é que fique radiante, mas também não vou deprimir por isso, assim, lá aceitei a condição. 

Mas... não contentes com a explicação na entrevista e com a descrição exaustiva do livro sobre o uniforme, resolveram fazer-me perder um dia num curso sobre grooming (outra anedota, para outro dia) e sobre as regras do uniforme. Aperece-nos um impertigada para falar da cor das meias, da utilização de sutiãs, como atar o cabelo, cores de batons, utilização de jóias e claro... de vernizes. Repetiu o que estava no livro e o que já me tinham dito antes. Frisou que aquele curso era para os novos aprenderem as regras.

Depois desse dia... que vejo eu?!?! Uma das supervisoras com cstanho-chocolate nas unhas. Uma funcionária com unhas de gel laranja fluuorescentee, como se não bastasse, com dois brilhantes nas unhas dos dedos anelares. Mas de tudo... o que relmente me chocou foi o estado da manicure de uma funcionária.
Eu toda atrapalhada por ter as unhas escavacadas depois de andar a trabalhar um dia inteiro na estufa. E ela... com uns unhacos num estado mais lastimoso, toda descansada...

Para que raio serve o código afinal?!? Só para chatear os novatos?!?! Sou das que defende que uma pessoa não é mais competente pela forma como se veste ou maquilha. Mas... ou bem que tem naquilhagem/manicure decente ou bem que não tem nada....

Ao menos a gaja que fizesse o que o M. me sugeriu. Mesmo ficando um verniz irregular, tenho a certeza que não iria ser tão nojento.

Sem comentários: