sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Eu sou uma iluminada...

Das duas uma, ou a minha mãe fez a filha mais inteligente do mundo, ou eu estou rodeada por gente muito estúpida! Eu gosto muito de me gabar, mas também sei ser justa, por isso... acho que é mesmo a segunda hipótese.

Há uma código de vestuário lá na gelataria que ninguém respeita. Usa-se a t-shirt do trabalho, calças pretas (nossas) e uns sapatos fechados pretos (nossos), quem está a vender gelados em take-away também tem que usar um avental da empresa e remata-se com um crachá.

O crachá, que quase ninguém usa, é na sua grande maioria impessoal. Diz que estamos em formação. O A. usou-o no último dia que trabalhou lá! Eu simplesmente acho a cena tão ridícula que enfiei o meu no porta-moedas e se alguém me perguntar por ele faço-me de esquecida. Não tem lógica que eu comece a usar um crachá daquele género quando os clientes já me conhecem. No entanto, há moças que só começaram há dias e não usam nem crachá nem avental.

O que realmente me irrita é o calçado. Eu perguntei à croma se podia comprar uns ténis com sola branca. Eu não tinha ténis pretos e já que ia comprar que fosse alguma coisa decente. Mas como só havia de sola branca... acabei por comprar uns ténis bem mais reles (as palmilhas descolaram-se pouco depois, por exemplo). E de que me adiantou isso?!??! Nada! Pois sou eu a única que tenho ténis completamente pretos, toda a gente anda com os sapatos que quer. Até solas amarelas por lá vi! O que me dá uma certa raiva, porque, uma vez mais, eu sou a enteada na história...

Hoje começaram a falar dos ténis de uma e começaram a reparar que eram todos de uma determinada marca. O Z. virou-se a perguntar se os meus também eram dessa marca e eu disse que não, embora o meu desejo tivesse sido esse, mas como estava a respeitar o código... era outra marca. Entretanto ele resolveu gabar os dele. Eu disse-lhe: pois! mas os teus ténis são cinzentos. E ele começa, mas sabes se os colocarmos à sombra eles ficam pretos. (os ténis são cinzentos mas parecem que têm uma camada reflectora quem na ausência de luz directa ficam logo mais escuros). Eu já tinha ouvido esse comentário várias vezes e estava farta dele, porque mesmo com sombra continua a ser injusto que eu tenha que usar uns sapatos menos confortáveis para respeitar uma regra que nem o sub-chefe respeita! Então calei-o com um conhecimento básico de Física: sem luz, até o branco fica preto.

Ele primeiro embatucou, depois teve que admitir que eu tinha razão, mas as outras ficaram a olhar com cara de quem está a ouvir isso pela primeira vez.

Eu nunca chumbei a Físico-Química porque o professor era um querido para mim. Mas tirando saber distinguir uma solução homogénea de uma solução heterogénea... não me lembro de nada que tenha aprendido nas aulas. Agora esta regra básica da Física... basta apagar a luz quando me deito e... já aprendi...

Realmente, iluminada mesmo! No bom sentido, claro!

Sem comentários: