domingo, 22 de setembro de 2013

Demonstração de organização

Ontem andava eu na minha vida da cidade quando passo em frente a um café e vejo umas grades no meio da esplanada. Linda esplanada, comentei eu. Mas fiquei intrigada. Notava-se que aquilo era para fechar a rua. Imaginem que agora iam para entrar na Rua Augusta pelo lado do Rossio e aquela esplanada que lá está tem umas grades ali em monte. Não vos faria confusão?!?

Logo a seguir vi uns taipais amarelos horrorosos na estação de autocarros. Achei aquilo muito estranho pois a reabertura das instalações deu-se há menos de três meses. Por que raio andariam eles a fazer novas obras?!? Quando olho melhor um centro comercial enorme estava a entaipar as montras. Oh! Vai haver coisa por aqui. O que será? Chego mais à frente para ir a um supermercado dentro do centro comercial da estação e tem um aviso: caros clientes hoje vamos fechar as portas às 20 horas. HUH?!?! Pensei eu! É o único espaço comercial que não fecha ao Domingo e que de Segunda a Sábado tem um horário alargadérrimo até às 21h e uma farmácia aberta 24 horas por dia. Alguma coisa ia mesmo acontecer.

Voltava do supermercado quando olho para a frente e vejo uma farmácia também a entaipar-se.  A minha mãe começou a passar-se. Pensava que era uma manifestação neo-nazi. De vez em quando eles fazem dessas cenas e... os meus cabelos castanhos, a minha pele morena... denunciam-me a léguas. Mas a minha mãe além de se estar a passar estava a ficar muito curiosa. Foi ter com os homens que andavam a entaipar a farmácia e perguntou-lhes o que se ia passar. Uma demonstration. mas isso pode ser uma manifestação ou uma demonstração de amor e paz... No entanto o homem recomendou à minha mãe a ficar fora do centro da cidade. Ui! Aí é que ela alucinou mesmo. Logo que pudemos viemos a correr para casa.

Vim para casa ver na internet. Se estavam a entaipar era porque estava previsto algo, se estava previsto... estava na internet. Afinal eu já sabia do que se tratava, só não me lembrava. Há ums duas semanas eu tinha visto um "anúncio" grafitado numa parede numa estação de comboio. Era uma convocatória que estava a ser feita por anónimos. Supostamente era um encontro semi-espontâneo de pessoas na estação principal de Winterthur. Só que estas coisas além de não terem autorização do Governo Civil cá do sítio, correm sempre mal.

Como eles não podem evitar que aconteça. tentam minimizar os estragos. Por isso todo aquele aparato de taipais, de ruas bloqueadas e mais não sei o quê.

Hoje vi nas notícias: 11 feridos, 97 detidos, 3 vão ser presentes a um juiz, e milhares de francos em prejuízos. Eram cerca de 400 seres a participar na coisa, mas conseguiram fazer asneiras... Pelas imagens dos jornais: bolas de borracha, gente algemada, canhões de água... tudo serviu para reduzir os estragos.

Mas como é que eles sabiam que ia dar molho? Ao contrário de outras nações, os suíços têm o cuidado de não esquecer o passado para evitar que o negativo se repita. No caso, em Maio tinha havido uma convocatória do género: dois milhões de francos de prejuízo (façam os câmbios e fiquem de boca aberta).

Hoje fui à cidade para ver a coisa. A farmácia, que também abre ao Domingo, estava sem taipais. As grades, colocadas lá provavelmente pela Polícia, já não estorvavam na esplanada e as ruas limpas. Não andei a ver a área toda, mas fiquei satisfeita com os resultados.

Por isso eu gosto da Suíça, por isso não me importo de pagar impostos. Muitas vezes, são burros que nem portas, mas organizados... lá isso são. :)






Sem comentários: