quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

nham nham...

Aproveitando o facto de ainda não termos chegado aos Reis e o facto de 2 de Janeiro ser como que feriado (bem como o 26 de Dezembro), coisa que me permite estar por casa a vegetar como há muito tempo não fazia, vou escrever sobre um contraste entre os meus dois países.

Toda a gente já comeu fondue de chocolate e já ouviu falar em fondue de queijo. Mas o fondue chinoise e o bourgignonne devem ser desconhecidos pra a maior parte. Todos eles são feitos em caçarolas, todos eles são comidos com garfos fininhos e directamente das caçarolas. A diferença realmente está no que é comido e não no como. O fondue normal é uma mistura de queijos com pedaços de pão. O borgignonne é, segundo "peritos, carne de vaca cortada em cubos e frita em óleo de amendoim (ao que parece espirra menos, já sabem... até para outros cozinhados!!). O chinoise é carne (vaca, frango, porco ou outra a gosto) cortada em fatias fininhas, enroladas e cozinhadas em caldo de carne (sim, o belo caldo Knorr funciona aqui). Não gosto deste, não provei aquele. Mas o normal... deixa-me a salivar só de pensar. E há aí um enriquecido com trufas... de lamber os beiços!

Ao contrário do que minha mãe diz (a 24 de Dezembro não se come carne), por aqui, abusa-se. O 24 de Dezembro, ao que parece, é quando os suíços perdem a cabeça e comem carne como gente (os suíços não sabem comer!!! se eu vos dissesse como é a alimentação desta gente...).

Eu fiquei abismada na semana passada com a quantidade de encomendas de carne (principalmente fondue chinoise que houve para dia 24. Nós conhecermos as pessoas e vê-las a comprar salsichas ao longo do ano e, de repente, a encomendarem uma fortuna (coisa que eu não pagaria) por carne que ainda vão ter que cozinhar...

Realmente... o Natal dá a volta à cabeça das pessoas...

 
Como disse, houve encomendas de carne, diferentes tipos. Uma delas era esta coisa fofa. O nome traduzido era: presunto envolto em massa. Vinha só  meio cozido, o cliente ainda teve que acabar de cozer, mas... quando eu vi a coisa... não resisti ao clique. :D

Sem comentários: