sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ai pão!!!!

 Na Quarta, a R. apareceu lá na loja a pedir para fazer uma encomenda: 22 Weggli (um tipo de "papo seco" de cá) e 22 barrinhas de chocolate. Perguntei-lhe se era a M. que fazia anos e ela disse-me que sim. Pois bem, a M. é uma miúda fofa, parece uma boneca de porcelana, e fez hoje 4 anos. Como anda no infantário tinha que levar algo para assinalar o dia (eu nunca concordei com esta teoria) e foi isso mesmo que o pai foi buscar: 22 pães e 22 chocolatinhos.

Já há coisa de uma semana tinha sido o mesmo e só quando o meu chefe comentou  ah o jovem aniversariante.. é que eu percebi que a tradição por aqui é mesmo essa: Weggli e chocolate.

Eu disse-lhe logo se em Portugal alguém aparecesse com pão para festejar um aniversário... era gozado o resto da vida... e ele olhou para mim muito admirado, pois oferecer pão "sem nada" é coisa mais que banal nesta terra, se acrescentarmos com um chocolate... é um banquete!!!

Voltando ao mesmo, não concordo que o aniversariante é que tenha que levar algo para a escola ou para o trabalho. Mas... vendo assim... a simplicidade da vida desta gente espanta-me mesmo depois de quatro anos a conviver com eles diariamente...

Curiosidades à volta do pão: Weg significa caminho, Weggli é o diminutivo do mesmo, e chama-se assim por isso mesmo: o caminhozinho que divide o pão ao meio. O pão tem uma consistência semelhante ao nosso pão de leite, mesmo não sendo tão húmido e compacto. E, como em tudo o que os suíços fazem, não é tão adocicado como o nosso pão de leite. Lá está... safa-se com o chocolate no meio...

Nota: Weggli com chocolate é muuuuuito bom. Principalmente se for com Kinder Chocolate... Mas isso é como qualquer pão aberto com um pedaço de chocolate de leite no meio... :D Coisa que nem em Portugal é rara...

6 comentários:

Anónimo disse...

eu tenho o habito de comer pao c barras de chocolate de frança.lembro-m qd andava na creche o lanche ser esse e qd fui p portugal tda a gente criticava mas eu gosto da simplicidade dos outros paises.por causa dos excessod e do "farta" olhos e q portugal ta no estado q esta...

Luísa disse...

Exactamente. Mas é a tal coisa... pão é para os probres, os bolos são para os ricos...
Se as pessoas percebessem que o "farta" olhos, como diz no seu comentário, é o menos importante... era meio caminho andado para a mudança...

teresa disse...

Na minha infância, havia por cá um chocolate chamado «Coma com pão», o post trouxe-o à memória:)

Luísa disse...

Ainda há, Teresa!!!

Eu descobri isso em Fevereiro passado. Nas caixas dos supermercados há sempre guloseimas e pelo meio encontrei esse chocolate.
Na altura, admirei-me um bocado, pois pensava que era coisa só de suíços e uma senhora que me acompanhava disse-me que era bem antigo. Por isso é que eu disse no post que pão com chocolate nem em Portugal é coisa rara. Embora seja visto como "coisa de pobre".

Devo confessar qu comprei o tal chocolate, mas comi-o sem pão.... é que convenhamos... eu """não""" sou muito gulosa... posso bem dispensar o pão.... :D:D:D:D

Anónimo disse...

obrigada pelo post :) e provavel q eu tenha comentado algo.estive na suiça mm antes de vir p ca mas n tive oportunidade de ficar!n esta fora de questao mas para ja estou pela frança!eu n vim c 26 vim a uma semana de os fazer ca, o q foi pior.longe de todos e sem conhecer ninguem!foi o por aniversario de todos!e claro q podes tratar por tu (espero pode-poder fazer tb, ja tomei a liberdade)qd tiver 90 anos quero q tda a gente m trat assim :)

Luísa disse...

Eu também fiz os 26 cá... muito surreal!!!! Mas pronto. As coisas vão passando e se uns dias a coisa corre muito mal, noutros corre muito bem.

E se por acaso resolveres vir para estas bandas, "apita" sempre podemos tomar um copo algures... ;)