domingo, 8 de dezembro de 2013

Sieben

Está duplamente atrasado. Atrasado porque teria mais lógica falar deste boneco no dia seis e atrasado porque hoje já é oito. Coisas da vida...

Ora bem, o Grittibänz é um boneco de massa doce (mas um doce que até os diabéticos podem comer!!!!). Sinceramente não consigo informação clara que eu possa dizer "vem daqui, tem influência dali".
Tem diferentes nomes conforme a região, mas é uma tradição da região germânica (Suíça, Alemanha, mas também o Luxemburgo e na Holanda e ainda uma parte da França [não esquecer aquelas cidades francesas com nomes alemães ali na fronteira!).

Normalmente é associado ao dia de S. Nicolau. Mas pode aparecer nas lojas uns dias antes do dia 6 e de Dezembro e prolongar-se até ao Natal. No entanto, nessas variações regionais, podemos encontrar na Alemanha o boneco já no dia de S. Martinho.

Pode ser um boneco com desenho simples e uns olhos de passas. Mas pode ser com uma barra de chocolate (como o meu), pode ter um cachimbo, pode ser desenhado mais artisticamente ou de forma mais simples.
Pode ser chamado de Grittibänz (Suíça alemã), Stutenkerl (Alemanha), Weckamnn (Alemanha), Jean Bonhomme (França) e provavelmente mais uns quantos nomes...

No entanto, o que me parece ser crucial neste boneco, é a sua relação com os princípios religiosos. 
Pelo que percebo, está associado à ideia de Comunhão. Comungar com a família no dia de S. Nicolau ou o que fez S. Martinho ao partilhar a sua capa em Novembro com o pedinte nada mais é do que comungar. Assim, seja lá de que forma for, seja lá com o nome que for, se todos realmente comungarem uns com os outros nem que seja só por um dia... talvez haja esperança para o mundo. :)

Nota: o meu foi comprado no supermercado, porque não costumo ter o hábito de ir a padarias. Mas fiquei feliz por saber que por cada boneco vendido 10 cêntimos de franco eram dados para uma associação que ajuda em várias vertentes.

Sem comentários: