sábado, 9 de fevereiro de 2013

Eu sou uma abençoada

A Suíça é um país neutro, toda a gente sabe. Mas é, ao que me parece, dos países com melhor preparação para a guerra.

Todos os homens são obrigados a cumprir serviço militar até aos 40 anos (o serviço militar tem outros contornos por estas bandas).
As casas têm (quase) todas um bunker. Falando em bunkers... há imensos espalhados pelo território suíço. Uns já só são referência histórica. Outros estão disfarçados na paisagem da forma mais estranha possível. Na minha cidade, escondido num sítio que só alguns conhecem com precisão, está um hospital subterrâneo com tecnologia de ponta (e parece que há mais, noutras cidades). Como podem ver, não é só o CERN que está debaixo de terra!!!

No entanto, uma pessoa pergunta-se: com tanta coisa, como é que os civis se arranjam se realmente rebentar uma guerra?!?!
Ora bem, os bunkers são inspeccionados de tempos a tempos e têm uma tabuleta qe indica a capacidade do espaço e/ou o bunker com mais capacidade nas imediações.
Mais!, caso haja uma ameaça os civis sabem que quando soar a sirene devem enfiar-se nos abrigos.

Mas, pergunta-se uma pessoa uma vez mais, como é que os civis sabem que é uma sirene de guerra?!?! Simples: nesta terra não há sirenes. Os bombeiros não fazem a sirene soar sempre que há acidente ou incêndio, pois não é regime de voluntariado, mas sim profissional. As fábricas ou outras empresas?!? Quando têm uma sirene... parece uma corneta de plástico de uma criança!!!
Assim, quando soar uma sirene, sem ser na primeira Quarta-feira de Fevereiro, qualquer civil sabe que tem que se proteger.

Agora o leitor pergunta-se, primeira Quarta-feira de Fevereiro?!? que que isso dizer?!?!
Simples: na primeira Quarta-feira de Fevereiro as sirenes são testadas.
Desde que vim para cá morar, calhou eu ter férias sempre nesta altura e nunca tinha presenciado um teste de sirenes.
Calhou este ano. Tive que ir ao centro da cidade, saí do autocarro e comecei a andar descansada. De repente, ouço um som estridente. Num primeiro momento, pareceram-me os bombeiros, mas vi que aquela sereia era muito mais forte, muito mais potente. De repente, oiço outro som mais ténue, ao longe.
Digo-vos, as lágrimas vieram-me aos olhos!! Eu sempre ouvi a sirene dos bombeiros e a sirene de uma fábrica da minha terra. Se antes achava que era um som deprimente e incomodativo, agora acho que me vai parecer uma valsa...
As sirenes assim... fortes e em simultâneo... arrepia!!! Perturba!!! Se só de ouvir um teste, e que eu sabia que existia, eu ia tendo um treco... imagine-se aquelas pessoas que vivem por esse mundo fora com sirenes e máscaras de gás e alertas e recolher obrigatório...

Assim, minha gente!, para quem acredita e até para quem não acredita em algo superior, levantem as mãos para o alto todos aqueles que nunca presenciaram uma guerra, porque são mesmo uns abençoados!

Sem comentários: