quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Gubrist, o túnel falante

No rádio escuto sempre a mesma emissora, mesmo quando em alguns sítios a cobertura não é a melhor. Há dias tive que atravessar um túnel e houve uma certa interferência. No primeiro segundo fiquei ligeiramente espantada, porque aquele túnel não costuma dar problemas. Mas depois…

O carro tinha acabado de entrar no túnel quando escuto estática e uma voz de um homem como se estivesse a falar ao telefone. Olá. Que coisa… o rádio alucinou? Mas aquilo segue logo. É a polícia. Oh pá… quase que fiz xixi nas calças. QUe raio se estava a passar dentro do meu carro?!?! Não há perigo. Só estamos a testar o som do túnel. Desejamos uma boa viagem.
Aqui toda a gente sabe que a rádio é para ser sintonizada caso se esteja numa situação de catástrofe ou guerra. O que eu não sabia é que os túneis tinham um sistema próprio de aviso e, mais ainda, que faziam testes de vez em quando. Acho interessante estas coisas. Porque nunca se sabe o que pode acontecer num túnel (só tem 3km, mas ainda o mês passado inundou!), por isso até faz sentido um sistema destes. Ao fim e ao cabo, acessível a todos. Alemão, francês, italiano e inglês.

Mas que eu apanhei um cagaço daqueles… apanhei...

Sem comentários: