terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Queijo!!!!

O ano está acabar e eu vou ver se ganho vergonha na cara e coloco aqui as fotos dos vários passeios que fiz ao longo dos últimos meses...

Começo pelo início do ano. Resolvi ir até à zona do Emmental, a uma queijaria. Isto precisa logo de uma explicação. O rio Emmen fica no cantão Berna. No vale (Tal) desse rio é onde se produz o queijo dos buracos do rato, o Ementaler.
Quem diz queijo Emmental diz mal. Emmental quer dizer "vale do Emmen". Emmentaler quer dizer "aquele que é do vale do Emmen" (neste caso o queijo). Assim... se querem se fixes é juntar o -ar à palavra... :)


Embora este não seja dos últimos queijos da minha preferência, sempre tem a sua piada ver como se faz queijo. Este queijo é cozido numa caçarola graaande de cobre. Aqui a senhora fez uma demonstração pequena para um queijo fresco. O pequeno está a mexer o queijo com uma varinha de madeira. Ai a ASAE aqui...

 Depois na velha queijaria, nesta casa magnífica, com uma porta minúscula, muita gente a ver por meio de uma fumarada enorme, podemos ver a produção do queijo nos modelos antigos. O senhor veste a camisa tradicional, o caldeirão está pendurado num gancho que faz com que se possa aproximar ou afastar do fogo.


E depois chegamos à modernidade. Na tina da esquerda há leite suficiente para quatro queijos. Na da direita é só para um. Depois de cozido na tina da direita, o queijo é despejado de forma automática nas formas onde está a senhora. E ali ficam na prensa até estarem prontos a passar à fase seguinte.

 Da tina da direita o queijo é tirado à moda antiga. Num tecido muito fino é levado para a forma, aí fica a ser prensado e também passa à fase seguinte.

A fase seguinte é um tempo dentro de uma água qualquer. Deve ter sal ou assim para ganhar uma crosta decente. Depois passa para o armazém onde, à temperatura certa, fica a estagiar. Ou seja, ganhar buracos e sabor.
Como seria de esperar, o almoço tinha queijo. Uma raclete no prato... huuuum... deliciosa. :)

Sem comentários: