terça-feira, 17 de agosto de 2010

Pretérito Perfeito do Indicativo

Verbo cair
eu cai
tu cais-te
ele caiu
noz caimos
voçes cairão
eles cairão

Verbo chegar
eu xeguei
tu xegastes
ele xegou
noz xegamos
voçes xegarão
eles xegarão

Verbo sair
eu sai
tu sais-te
ele saiu
noz saimos
voçes sairão
eles sairão

Mas sou eu que tenho um pé todo fo**do, que não mexe por ter chegado à exaustão na semana passada. Enquanto que anda para aí gente a escrever mal para burro, a falar pior ainda e, cereja em cima do bolo, a dar aulas e a ganhar um salário que não merece.

Não me peçam para ter paciência, que eu já a esgotei. Eu gosto muito do meu trabalho, mas... está a acabar e não foi para aquilo que andei na faculdade de letras 8 anos (eu mudei de curso).
E se eu sempre tentei ser justa com os outros, também gostava que houvesse algum momento da minha via em que eu lesse uma simples mensagem e não me sentisse injustiçada. Porque eu sei que escrevo com erros, mas não encontro nenhum recorrente. O que quer dizer que 99,999999999999999% dos meus erros são simples distracção e não pura ignorância.

2 comentários:

teresa disse...

Há realmente erros por distracção e outros de dactilografia, mas existem ainda outros que são erros por ignorância com destaque para quem passou por um processo de dezenas de anos de estudo.
Tive um professor de Literatura que quando ouvia alguém dizer 'chegastes' atrasado dizia ironicamente: 'que cerimonioso, tratamento de majestade!' (o pior é quando estudantes de longa data não entendem a subtileza de comentários como este)...

Artur Monteiro disse...

Percebo-te, mas miuda, o que realmente importa é O QUE TU FAZES. Fica de consciência tranquila. Se realmente fizeres tudo bem, vais ver como daqui a uns tempos vai estar tudo fixe para ti. Bem melhor que "essa_gente_que_recebe_salários_brutais_e_escreve_xegastes", sim?
E a parte do SAIS-TE também está muito boa, sem contar com "nozes" e voçêzes!