quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

as formas que arte tem

Luciano Xavier dos Santos é um artista de mão cheia. Faz umas maquetes de igrejas e catedrais góticas deliciosas que metem inveja a qualquer um. Descobri-o por acidente na internet depois de uma exposição ter terminado. Comentei o facto de ter perdido a oportunidade e pouco depois recebi uma resposta simpática a dizer que daí a quase um ano a exposição voltaria a Berna. Apontei num papel que guardei religiosamente… ver maquetes de catedrais góticas na catedral de Berna?!? Claro que não era para perder.

Meti-me no comboio e ala que se faz tarde. Tive muita sorte. O senhor estava lá e tive oportunidade de falar com ele sobre as peças, de lhe gabar a paciência enquanto ele ia explicando o processo de trabalho dele. Falámos do antigo e do moderno, falámos de como Brasília é interessante e ele explicou como o gótico influenciou a criação da Catedral de Brasília. E eu ainda fiquei a saber como se entra para lá (para quem não sabe, a entrada é por um túnel e não uma porta ao nível térreo).

Catedral de Amiens

Quando estava para deixar a catedral tive a oportunidade de apreciar um ensaio no órgão principal.



No adro havia uma mini exposição fragile de Marc Petit e HR Wüthrich.


E no fim de me afastar do espaço sacro intelectual :D fui às compras à minha loja favorita na cidade. É a única onde eu não me importo de ir quando se fala em apreciar/comprar roupa, é que eu adoro as rendas do romantic gothic. Claro que na deambulação até à loja foram aparecendo coisas… estranhas…

Sem comentários: