domingo, 29 de setembro de 2013

E por fim...

Não é a primeira vez que Romanshorn aparece aqui na vacaria. Desta vez, além de apresentar outra perspectiva, com entrada pelo lago, mostro a igreja que na altura não visitei sei lá por que motivo. (as fotos dão para ampliar, basta clicar nelas)
 


Lavara as patinhas bem lavadas é obrigatório. Tão boa!! Mesmo depois de ter chovido grande parte do dia, dava vontade de entrar na água para uma bela banhoca. :)
 Gostei dos frescos na parte superior da igreja, onde podemos ver várias cenas bíblicas. As janelas eram com vitrais onde estavam representados vários santos. Esta diz-vos alguma coisa?!? :)


Achei o sacrário muito feio. Dourado a mais!!! Mas a cúpula era lindíssima. E quem é que disse que Ele não é um velho de barbas brancas?!?

E aqui fica a última foto da última viagem do verão deste ano. A ver se há mais viagens de interesse este ano. Se não houver, o Verão volta para o ano. :)

Lago de Constância

Depois de sairmos da Alemanha, regressámos a Kreuzlingen, mas não foi para sair. O destino final era outro.
 
Entretanto já tinha chovido bem por estas bandas, veja-se o chão molhado.



Ao fundo, Kreuzlingen e Constância.

Eu achei muita piada a este porto. Será o equivalente a um apeadeiro dos comboios, não? O que eu mais gostei de ler é que Altnau, pertencente ao cantão Thurgau, está dependente da capitania de Hagnau, na Alemanha. :D Andam sempre às turras, mas os suíços adoram os alemães e vice-versa. :)


Meersburg II

 
Repare-se na tortura desta casa... :D

O outro lado do edifício que se vê logo quando se chega ao porto.

 A entrada do castelo, que não visitei porque tinha um barco para apanhar daí a pouco.
 
Adorei este cantinho que fica num "buraco" entre o castelo e o sítio onde eu tirei a foto anterior.
Weinstube é taberna. Bengel pode ser garoto, rapazote, mas também pestinha, safadinho. Olha... traduzam como quiserem, mas depois que não digam que em Portugal é que dão vinho às crianças... :p

Meersburg

Eu penso sempre que é o burgo do mar (Meer também é uma palavra para mar), mas não tem nada a ver... aquilo é um lago. PArece que tem a ver com um rei dos francos ou assim. Complicado demais e interessante de menos.

Só sei que é uma terra linda como tudo. Junto ao lago, mas numa encosta. Com casas antigas, mas restauradas. Apertadinho e com cores berrantes! Para cúmulo consegui comprar lá um chapéu que eu realmente consigo enfiar na cabeça! :D


Logo à entrada encontra-se uma escultura do senhor Lenk. Deve gostar de fazer coisas grandes e em portos... É que na mesma viagem foram duas cidades, dois portos, duas estátuas... o mesmo autor. Sinceramente gosto mais da  Imperia. Mas talvez seja porque eu não conheço as figuras satirizadas aqui na Magische Säule (Coluna mágica).






Que é que eu disse das cores?!? :)

Der Bodensee

 
 

Lentamente, como um barco exige, deixámos a Suíça com Sol e fomo-nos aproximando de outros pontos de interesse à volta desta espécie de alargamento do Reno.
Como aqui as paliçadas que são mais comuns por estas bandas do que se pensa. Estas são na zona de Unterhuldingen, Alemanha. Mas o Património Mundial da Humanidade não é só junto ao Lago de Constância. Há vestígios até na zona de Genebra e aí o reno já não tem nada a ver...
 A ilha Mainau tem outra beleza vista de longe. O príncipe ou o conde ou lá o que é da Suécia não estava em casa. :)
 

 

Ver a rota do barco tem a sua piada: Sai-se da Suíça, passa-se em frente à ilha Mainau, vai-se aportar a Unterhuldingen e depois é que se vem aportar  a Mainau.

 
Esta foto é uma boa representação do Bodensse (outro nome do Lago de Constância): eu, num barco suíço, fotografei um barco austríaco a navegar em águas alemãs. :)

Acabou...

Pois é, toda a gente sabe. Mas eu ainda tenho fotos do Verão para partilhar. Aproveito esta tarde de Domingo completamente outonal para o fazer (não foi o tempo que me prendeu em casa, foi mesmo o cansaço).

Este Verão foi o dos barcos e do Reno.
Andei anos para conseguir atravessar o lago de Zurique e finalmente encontrei companhia. Depois tinha recebido uns cupões de desconto e na procura de trajectos compatíveis consegui novamente companhia para uma subida de uma parte do calmo Reno. Depois foi o aniversário da Sa. que me levou a Norte, mas não aO Norte (que  ela mata-me se eu digo Norte para definir a Renânia do Norte) e me permitiu lavar os pés em Düsseldorf.
Por fim, aproveitando finalmente os tais bilhetes, no primeiro Domingo deste mês, andei a saltar entre a terra das vacas e a terra das salsichas.

Fui de comboio até Kreuzlingen, no cantão Thurgau. Tem um jardim engraçado à beira do lago, mas não é a cidade mais gira do mundo. Logo ao lado fica Konstanz (Constância) a cidade natal do conhecidíssimo conde Ferdinand von Zeplin. Esta cidade sim, vale a pena ver! Atravessei a fronteira a pé. Na realidade, eu podia ser uma e/imigrante ilegal que dava no mesmo. A pé não há controlo alfandegário, só um poste ao alto com uma tabuleta mínima (Deixa-o-Resto tem uma tabuleta maior) e umas coisas (sei que nome hei-de dar a isto) assinadas pelo Johannes Dörflinger que fazem desta fronteira a única fronteira artística do mundo.
Depois de passear pela cidade alemã e regressar à terra das maçãs (o cantão Thurgau é uma espécie de Oeste para a Suíça, mas em vez de pêra rocha tem maçã gala), seguimos mar adentro (dá para fazer o trocadilho em alemão, die See: mar, der See: lago).



 
Aqui gostei particularmente da casa, mas o relógio também tem a sua graça. Outra coisa de destaque é a estátua que está na entrada do porto de Constância. Ela mexe-se, por isso duas fotos da Imperia. 


 
Não sei se foi na Alemanha se foi noutro país perto, mas sei que proibiram a colocação de aloquetes numa ponte porque um candeeiro ou um pilar tinha colapsado. Aqui não eram muitos, mas achei fascinante por ver que há gente que chega a mandas gravar os aloquetes!!!




 
A Altes Rathaus (antiga câmara municipal) toda "grafitada".

 

 Eu nunca tinha visto uma Maibaum toda engalanada com os arcos lá no cimo, só as típicas azuis e brancas do estado vizinho da Baviera. A fonte também era deliciosa, principalmente para as crianças.
 A única foto de Kreuzlingen. Pode ser que noutros posts haja mais qualquer coisa.